Meu Carrinho

Top Banner | Leveros

A Leveros te ajuda a encontrar a melhor solução para o seu ambiente

Simuladores

Calculadora de BTUs

  • icon_metragemicon_metragem

    Area do ambiente

    Largura x Comprimento (m)

    icons

    Pessoas

    Quantidade de pessoas máxima no ambiente

    icons

    Incidência Solar

    Periodo de maior exposição solar no ambiente

    icons

    Janelas

    Quantidade de janelas no ambiente

    Eletrônicos

    Quantidade de aparelhos eletrônicos no ambiente

    Adicionar outro ambiente

    Próximo
  • Estamos calculando a melhor solução para você ;)

  • Resultado do simulador

    Sua necessidade de consumo é de 9.000 BTUs e 14.000 BTUs

    Ver outras opções

Calculadora de BTUs de Ar-Condicionado

Um dos fatores mais importantes na hora de escolher um modelo de ar-condicionado é saber quantos btus serão necessários para refrigerar ou aquecer o ambiente no qual o aparelho será instalado e por este motivo, utilizar uma calculadora de BTUs é de suma importância para determinar a capacidade térmica desejada.


O que é BTUs?

BTU é uma unidade de medida que calcula a capacidade de refrigeração necessária para que um ar-condicionado opere com o máximo desempenho em um ambiente, levando em consideração fatores como a incidência solar, número de janelas e tamanho do local.

O termo vem do inglês e significa British Thermal Unit, em português, Unidade Térmica Britânica. A escala indica que, quanto maior o número do BTU de um aparelho, maior é a sua capacidade de gerar ar frio ou quente, climatizando o ambiente.


Como calcular os BTUs corretamente?

Para realizar o cálculo de BTU, é necessário identificar alguns fatores externos e internos do ambiente no qual o aparelho será instalado, o que gera uma classificação do local e, consequentemente, a potência necessária para que ele seja resfriado.


Os fatores mais importantes são:


  • • área do ambiente;

  • • número de pessoas que ficam ou frequentam o local;

  • • incidência solar do ambiente;

  • • número de janelas presentes;

  • • a quantidade de eletrodomésticos no espaço;

  • Geralmente, a conta é feita adicionando 600 BTUs para cada fator e 800 se o ambiente estiver exposto à luminosidade do Sol. Confira abaixo como funciona cada etapa.


    Área do ambiente

    A cada metro quadrado do local, some 600 BTUs. Ou seja, se você for climatizar um espaço com 10 metros quadrados, precisará de 6.000 BTUs no mínimo.


    Número de pessoas

    Contabilize 600 BTUs para cada pessoa que frequenta ou usa o ambiente durante o dia. Dessa forma, o cálculo de btus do ar-condicionado será ainda mais preciso.


    Incidência solar

    Se o seu ambiente tem incidência solar o dia todo, mais 800 BTUs serão necessários para climatizar tal espaço.


    Número de janelas e isolamento térmico

    Atente-se ao isolamento térmico. Se o espaço possuir um isolamento térmico de qualidade, você precisará de menos BTUs para resfriá-lo ou aquecê-lo. Se for mal isolado e tiver passagem de ar que permita a entrada de calor/frio, você precisará de mais BTUs.

    Em suma, o número de portas e janelas irá influenciar diretamente no cálculo de BTUs, ainda que as mesmas permaneçam fechadas, já que, quanto maior o número delas, maior será a incidência solar e a possibilidade de perda de refrigeração por meio de frestas.


    Quantidade de equipamentos eletrônicos

    Eletrodomésticos e eletrônicos em geral, como computadores, TVs, geladeiras e freezers, por exemplo, geram calor. Por conta disso, leve em conta a quantidade destes itens no ambiente, pois isso afetará diretamente a carga térmica.


    Localização geográfica

    A temperatura média da sua cidade ou região também deve ser levada em conta, já que o calor altera o desempenho do aparelho. Sendo assim, a localização geográfica deve ser considerada, uma vez que locais mais quentes exigirão mais BTUs para o resfriamento tal como os mais frios, para o aquecimento.


    Uso pretendido

    Considere como o espaço será usado. Por exemplo: uma cozinha comercial exigirá mais BTUs do que um escritório com o mesmo tamanho devido ao calor gerado por fogões e outros equipamentos.


    Calculadora de BTUs Leveros

    Com o aumento na variedade de modelos e opções de ar-condicionado disponíveis no mercado, o processo para saber a quantidade de BTUs para refrigerar ou aquecer o ambiente, pode se tornar mais prático com o uso da calculadora de Leveros.

    Nossa calculadora é intuitiva e conta com quatro itens para preenchimento, assim, ela conseguirá medir BTUs de maneira mais precisa. Além disso, você pode também dar nomes a cada ambiente, o que permite realizar a simulação de uma solução de climatização completa para seu lar ou empresa.


    Erro no cálculo de BTUs: principais consequências

    Como já explanado acima, o cálculo incorreto da capacidade de BTUs necessária para resfriar ou aquecer um ambiente pode ter várias consequências negativas, incluindo:

  • Desconforto térmico: se a capacidade de BTUs for calculada abaixo do necessário, o sistema de climatização não será capaz de manter a temperatura desejada no ambiente. Por outro lado, se o cálculo exceder o necessário, o espaço poderá ficar muito frio ou muito quente.

  • Ineficiência energética: o incorreto pode levar a um sistema de climatização superdimensionado, o que resulta em um consumo excessivo de energia. Isso aumentará os custos de energia e terá um impacto negativo no meio ambiente.

  • Desgaste prematuro do equipamento: o cálculo incorreto também pode ocasionar um desgaste maior no seu aparelho, reduzindo drasticamente sua vida útil.

  • Aumento nos custos de instalação: Se a capacidade de BTUs for calculada incorretamente e o sistema de climatização for superdimensionado, isso pode resultar em custos mais altos de compra e instalação do equipamento.

  • Ruído excessivo: equipamentos superdimensionados podem operar em ciclos curtos e frequentes, o que pode resultar em níveis de ruído mais altos do que o desejado.

  • Problemas de umidade: sistemas de climatização superdimensionados podem não ser capazes de controlar adequadamente a umidade do ambiente, levando a problemas de condensação e mofo.

  • Falhas no sistema: um sistema superdimensionado também pode ser mais propenso a falhas devido ao desgaste excessivo dos componentes do ar-condicionado.

  • Portanto, é crucial realizar os cálculos precisos de BTUs ao dimensionar sistemas de climatização para garantir que eles atendam às necessidades do ambiente de forma eficiente, econômica e confortável, evitando prejuízos ao bolso e ao meio ambiente.


    Encontre o seu ar-condicionado com os melhores preços na Leveros

    Agora que você já conhece a ferramenta ideal para calcular BTUs, confira os ares-condicionados que temos à sua disposição! A Leveros é uma marca confiável, com mais de 40 anos de experiência no mercado brasileiro, resolvendo os problemas dos seus clientes quando o assunto é climatização.

    Só a Leveros possui as melhores ofertas e condições de pagamento, com entrega para todo o Brasil, e, além disso, você também pode contar com nosso time de instalação e manutenção e ficar despreocupado.

    Cadastre-se e receba ofertas com preços exclusivos Seja sempre o primeiro a receber nossas novidades, cadastre-se, é grátis!