Meu Carrinho

0x

O que é BTUs: Como funcionam os BTUs do ar condicionado?

O que é BTUs, como funciona BTUs e como calcular o BTUs do Ar-Condicionado

Como medir a potência de um ar-condicionado? Saber a área que o aparelho será capaz de cobrir? Como medir essa capacidade de um jeito fácil e objetivo? Para você saber, primeiramente precisa entender o que é BTUs e como essa medida responde às perguntas citadas, acompanhe o conteúdo abaixo:

O que a sigla BTUs significa?

British Thermal Unit é o que significa BTU, ou, na tradução livre, Unidade Térmica Britânica. É, portanto, uma unidade de medida de potência de refrigeração de um ar-condicionado.

Com base nessas informações, podemos definir que quanto maior o número de BTUs um aparelho tiver, maior será a sua potência. Em resumo: um ar-condicionado 12.000 BTUs terá potência maior do que um com 9.000 BTUs.

Como calcular os BTUs?

Para saber quantos BTUs o ar-condicionado precisa ter, você precisa somar 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.) e mais 800 se o ambiente estiver exposto à luminosidade do sol.

Portanto, se você quiser refrigerar ou aquecer um ambiente de 20 metros quadrados com três pessoas e quatro aparelhos, por exemplo, precisará de um ar-condicionado com no mínimo 16.000 BTUs.

Veja como calcular BTUs nesse caso: 20 x 600 (metros quadrados) + 3 x 600 (pessoas) + 4 x 600 (aparelhos). O total é 16.200. Dessa forma, compre um ar-condicionado com capacidade de BTUs acima de 16.000. Se essa mesma área ficar exposta ao sol, acrescente mais 800 na conta, que daria 17.000 BTUs.

Para facilitar suas contas e ainda oferecer um produto com a medida certa para a sua casa, use a calculadora de BTUs da Leveros. Com ela você consegue inserir todas essas informações de maneira rápida e precisa, com a possibilidade de simular, inclusive, vários ambientes ao mesmo tempo.

Tabela de medida BTUs

Qual é a importância do BTU?

Sabendo o que é BTUs é possível reconhecer também a sua importância para a climatização da sua casa ou empresa. A partir da medida, você tem conhecimento sobre qual é o aparelho ideal para o seu ambiente e pode fazer o investimento de maneira certeira.

A escolha correta proporciona um maior conforto para o ambiente, resfriamento mais rápido e eficiente, temperatura bem distribuída no espaço e economia tanto na hora da compra como em manutenções e limpezas.

Posso usar um ar-condicionado com capacidade inferior à necessária?

O uso de um ar-condicionado que não atenda às suas necessidades pode acarretar uma série de problemas, como desgaste excessivo do equipamento, o que aumenta seu custo de limpeza e manutenção, e falha no desempenho.

Além disso, como o aparelho não vai conseguir chegar na temperatura programada, ele vai acabar aumentando o gasto de energia elétrica da sua casa ou empresa. Por isso, a recomendação é sempre adquirir um ar-condicionado com potência maior do que a necessária para o ambiente em que ele será instalado.

O cálculo de BTUs também funciona no modo quente?

Sim, a conta é a mesma, já que o BTU é uma unidade de medida. Portanto, um ar-condicionado 9.000 BTUs vai esfriar e esquentar um ambiente da mesma forma. Além disso, a diferença de climatização entre outras capacidades será a mesma.

Como converter BTUs em watts?

O primeiro ponto que se deve entender ao realizar a conversão é que o BTU é uma potência de refrigeração, enquanto o watt é uma potência elétrica. Ou seja, enquanto a primeira mede a capacidade de climatização do aparelho, a segunda mede seu gasto de energia para conseguir realizar sua função.

Para converter BTU em watt, deve-se usar uma constante 0,293. Logo, deve-se multiplicar o número de BTUs por 0,293. O resultado será a troca da unidade de capacidade de refrigeração. Exemplo:

  • 12.000 BTU x 0,293 = 3.51Kw
  • Somos especialistas em ar-condicionado

    Confie na Leveros e leve o melhor em climatização para o seu lar. Temos mais de 40 anos de experiência no mercado nacional, com as melhores marcas e modelos disponíveis em nosso catálogo.

    Agora que você sabe o que é o BTUs de ar-condicionado, confira nossos produtos e serviços em nosso site. Aqui você tem preços e condições de pagamento imperdíveis em todos os tipos de aparelho, com qualidade e certificações dos mais variados selos de segurança do Brasil.